sábado, 12 de agosto de 2006

Era uma vez...

Na recolha feita por Albano Mendes Matos:"Contos Populares Tradicionais na Gardunha" e inserta na Revista: Estudos de Castelo Branco, fui encontrar , páginaa 37, um conto que muitas vezes ouvi contar à minha avó Laura; não resisti à tentação de o transcrever aqui.

"A MALGA ESBROCELADA
Era uma vez um soldado, filho de gente rica, que ia de licença para a sua terra. Por causa do nevoeiro, perdeu-se nas veredas da serra. Em vez de voltar para os lados de São Vicente, caminhou para o Casal. Já ao anoitecer, encontrou uma velha casaleira, que andava aos tanganhos para o lume.O soldado perdido foi com a velha para o povo e a velha levou-o para sua casa.Como estava muito nevoeiro e estava muito escuro, a velha disse ao soldado:
- Senhor soldado, é melhor passar aqui a noite, porque pode perder-se por essa serr, e, amanhã, pelo dia, segue a sua viagem.
- Está bem! Durmo mesmo na loja - disse-lhe o soldado.
A velha arranjou-lhe uma cama de palha, na loja, e foram para a lareira, aquecerem-se o lume.
A velha, mirando o soldado, que lhe parecia pessoa fidalga, disse-lhe:
- O Senhor Soldado deve estar com fome! Eu vou aquecer um pouco de leite das minhas cabras para ficar mais aconchegado e dormir melhor.
A velha aqueceu o leite, num púcarode barro, arrumado às brasas do lume, e botou-o numa malga velhe e esbrocelada, faltando-lhe um pequeno pedacito de barro, pondo-a em cima da mesa do pão. A malga estava encardida pelo uso e pelo fumo.
O soldado olhou para a malga e ficou enojado, pensando que a velha bebia por essa malga. Mas não tinha outro remédio senão beber o leite, porque era a sua ceia desse dia. Pegou na malga, ajeitou a parte esbrocelada aos beiços e bebeu o leite com os oçhos fechados, julgando que a velha não bebia pelo brocelo.
A velha, reparando, disse ao soldado:
- O Senhor Soldado é como eu, bebe pelo brocelinho. Faz muito bem, que eu também por lá bebo!
O soldado, enojado, cuspiu para o lume e foi dormir.
Narrada por Rita da Cunha, 75 anos, 1945, Casal da Serra."
A Digitalização da capara da revistafoi tirada do blog:http://www.porterrasdoreiwamba.blogspot.com/