
domingo, 30 de julho de 2006
sábado, 29 de julho de 2006
sexta-feira, 28 de julho de 2006
Vemos, Ouvimos e Lemos, Não podemos Ignorar - AGIR PELO FUTURO
"As acções e lutas dos trabalhadores da Administração Pública Central e Local em defesa dos seus direitos e em defesa das Funções Sociais do Estado;
A resistência dos trabalhadores de diversos sectores do sector privado que lutam pelo direito à negociação colectiva em defesa dos seus direitos contratuais e contra a caducidade das convenções colectivas. Neste aspecto salienta-se a importante luta dos trabalhadores das Minas da Panasqueira, dos trabalhadores dos C.T.T.s e dos trabalhadores dos lanifícios e das confecções que com a sua persistência conseguiram pela negociação manter o fundamental dos seus direitos.
As paralisações e a greve dos trabalhadores da empresa de Águas da Covilhã (ADC) pelo direito á negociação;
As acções das Trabalhadoras da ERES contra a adulteração do espírito e letra da sentença que as colocou em primeiro lugar na graduação de créditos;
A persistência dos ex.trabalhadores da Nova Penteação pelo pagamento de 25% dos seus créditos e contra os malabarismos jurídicos que se vêm sucedendo;
A determinação dos reformados dos lanifícios que se manifestam contra a alteração da forma de pagamento das comparticipações dos medicamentos.
A direcção da USCB/CGTP-IN manifesta ainda a sua solidariedade activa às 63 trabalhadoras da AVRI que se encontram ameaçadas com um processo de despedimento colectivo.
A Direcção da USCB/CGTP-IN, tendo participado na Grande Assembleia Sindical de Representantes dos Trabalhadores, manifesta a sua incondicional adesão à Acção Nacional de Luta Convergente de Todos os Trabalhadores Portugueses que ali foi decidido realizar no inicio de Outubro/06, exortando todos os sindicatos e todos os trabalhadores do distrito a empenharem-se na sua concretização e no seu êxito como meio de travar a ofensiva violenta, cega e desumana que o governo leva a efeito contra os trabalhadores, contra o país e contra a nossa região.
Finalmente a direcção da USCB/CGTP-IN torna pública a sua intenção de em tempo útil intervir no sentido de apresentar propostas para o próximo Orçamento de Estado e para a definição do próximo Quadro Comunitário de Apoio." (...)
quinta-feira, 27 de julho de 2006
Abaixo assinado - Uma outra forma de exercer cidadania
http://www.petitiononline.com/pazja/
terça-feira, 25 de julho de 2006
Lendas
Há muitos anos atrás, até onde puder recuar a memória do povo português, um belo e jovem cavaleiro estava de passagem por estes lados (quiçá até seria S. Jorge, padroeiro da terra).
Ao atravessar a serra, foi visto por diversas moiras que por ele se deixaram seduzir e enamorar.
Mas o encantador cavaleiro teve de regressar às suas funções, deixando para trás uma verdadeira legião de fãs, seus amores proibidos.
As moiras foram castigadas e separadas.
Cada uma ficaria em sua encosta recôndita e jamais voltariam a ver vivalma, muito menos o seu amado.
Iradas e desprezadas, transformaram todo o ouro que havia no interior da montanha em pedras negras -volfrâmio, e depois, começaram a chorar copiosamente pelas suas tristes sinas, até que as suas lágrimas formaram ribeiros que iriam correr a face da terra à procura do amado. Como o Amor que todas nutriam era pelo mesmo homem, as lágrimas juntaram-se no fundo da aldeia para assim percorrerem as entranhas da terra buscando consolo e esperança. (Vanda)
segunda-feira, 24 de julho de 2006
segunda-feira, 17 de julho de 2006
VEMOS-OUVIMOS-LEMOS-NÃO PODEMOS IGNORAR
Sobre a Guerra no Líbano
Artigo completo em : http://resistir.info
Isto está a ser cuidadosamente mascarado pelos media 'de referência' quando apresentam tais massacres como se fossem uma luta entre iguais. Não são. Trata-se de dizimar populações civis indefesas, homens, mulheres e crianças, e destruir infra-estruturas civis como centrais eléctricas, pontes e edifícios governamentais. O estado racista judeu usa ainda a arma da fome contra o milhão e meio de palestinos que vivem na Faixa de Gaza, agora às escuras, sem electricidade, sem água e isolados do mundo. A entidade sionista esmera-se em ultrapassar em barbárie todos os seus feitos anteriores. Revela-se agora a utilização de novas armas não convencionais na Faixa de Gaza. O Dr. Al Saqqa, do hospital central, revelou que "estas munições penetram no corpo e fragmentam, provocando combustão interna que conduz a queimaduras de quarto grau, expondo o osso e afectando o tecido e a pele". E acrescentou: "Estes tecidos morrem, não sobrevivem, o que obriga a executar amputações de braços ou pernas, e há fragmentos que penetram o corpo e não aparecem no raio X. Ao entrar no corpo eles chispam como uma combustão de arma de fogo, mas não quimicamente. Eles parecem radioactivos"
quinta-feira, 13 de julho de 2006
domingo, 9 de julho de 2006
As profissões do mineiro vistas, sentidas por uma mãe
Mineiro vai devagar
(P'ra) onde vais tão apressado
Se vais (para) trabalhar
Leva este meu recado
Vai e diz ao vigilante
E ao teu capataz também
P'ra (te) não ser arrogante
Que tu és homem de bem
Que veja em ti um amigo
Quando estás a trabalhar
Juntos enfrentam o perigo
Para tudo sustentar
Quando experiente o mineiro
Pode ser bom carregador
Tubista ou marteleiro
Ou mesmo pádjador
Também pode ser guincheiro
Até mesmo maquinista
Ser escombrador ou safreiro
Ou ser um bom electricista
Também não falta o jumbeiro
Sempre com muita atenção
Está presente o serralheiro
P'ra fazer manutenção
Não importa a profissão
Pode até ser engenheiro
Quando debaixo do chão
Também ele é mineiro
São estas as profissões
Que pode ter este operário
A diferença está nos euros
Quando recebe o salário.
in http://www.albertina.cebola.net