
Salles Viana, após descrever a localização e as belezas naturais de Verdelhos, o modo de vida das suas gentes, a forma comos os pastores e as pastoras se vestiam, diz-nos a certa altura:
(...)
"Entre as costumeiras locais, uma há que merece especial menção por sua beleza e arcaica origem.
Trata-se da Dança das Trancas, velha usança, onde só figuram homens, de calções e casacos amarelos e cintados de azul, com floridas capelas na cabeça e tranca de metro e meio nas mãos e um músico com seu tambor a marcar a cadência da coreografia.
Trata-se certamente de dança guerreira anterior à vinda dos romanos para a Penínsulla Ibérica, talvez do tempo de Viriato que tão bem conheceu os Montes Hermínios. Entre as suas várias marcações notam-se: os sarapatéis, as mudanças de mão, o arremesso das trancas às costas dos companheiros, a escavação da terra, as passagens pela frente ou pelas costas dos dançarinos, etc., etc.."
(...)
In:"O TRAJO POPULAR NA BEIRA BAIXA", Salles Viana, Edição da Junta Distrital de Castelo Branco, 1967
Ainda sobre a dança das trancas, ela é também referida em no sítio abaixo indicado
3 comentários:
só é pena as saias tão grandes e largas na dança das trancas...Nunca se fica a saber sa a mulher tinha uma boa tranca ou não...
Anónimo/a tu "leste" o que está escrito?
Gostaria imenso de ter esse livro "O TRAJO POPULAR NA BEIRA BAIXA" mas nunca o encontrei... Alguém sabe onde o posso consultar ou comprar?
Enviar um comentário