terça-feira, 22 de agosto de 2006

"A camioneta da Carreira" II

Fotografia tirada às 6,25 horas do dia 7 de Agosto de 2006

3 comentários:

TONHO disse...

Tenho andado mais pelo CASEGAS VAI NUA. Mas, Finadamina, é assim que se escreve (?), vou passar a visitar mais o BLOG de São Jorge e a fazer alguns comentários. Parece que também está muito bem estruturado.

Anónimo disse...

… já lá vem à capelinha! Era correria desenfreada pela certa, para garantir um lugar agarrado à escada, desde a curva da Fábrica (para os melhores) ou da curva do Espanhol (para os outros) até à Ponte!

A camioneta da carreira gerava sempre um frenesim, uma ansiedade, uma expectativa que não deixava ninguém indiferente. Uns esperavam pelos que regressavam após ausências prolongadas, outros pelas notícias, outros pela encomenda, outros pelos medicamentos que vinham da farmácia de Silvares, outros, pelo pai no final de um longo dia de mina… sei lá!... outros ficavam à espera da camioneta da carreira do dia seguinte, e do outro dia… e do outro dia!

A camioneta da carreira gerava também a maior das nostalgias e a maior das saudades!... a dos que partiam! Cada um sabe das suas.

A camioneta da carreira sempre foi a nossa “estrada” sem fim, o nosso elo moderno de ligação ao mundo. Sobreviveu ao aparecimento da televisão! Ainda não víamos a RTP1 em S. Jorge e já tínhamos uma carreira de portas automáticas. Foi de carreira que nos chegaram as imagens dos grandes acontecimentos que mudaram o mundo. A foto do primeiro homem na lua, chegou a S. Jorge de carreira, estampada na primeira página de um jornal! Ainda me recordo do Sr. Tomás, à Cruz da Rua, a exibir a notícia e a mostrar a foto, que acabara de chegar na carreira das 10h.

Tantos encontros e desencontros, tantos desejos, tantos sonhos e projectos viajaram nos bancos e através das vidraças daqueles cavalos de montanha, indiferentes ao pó, ao calor, ao frio, à chuva, à neve ou à geada, ligando, sem parar, os nossos corações e as nossas vidas!

O verdadeiro significado da camioneta da carreira é o da “ligação”, no mais profundo que a comunicação e a cultura significam, acima de qualquer forma de transporte, que é apenas um meio de que o homem se serve para se tornar mais digno na sua caminhada pelo mundo.

Que a luta pela camioneta da carreira seja digna e sem tempo! Porque o tempo da camioneta da carreira não é só este!

Vitor Baptista

finadamina disse...

Ó Vitor conseguiu sensibilizar-me até às lágrimas.

O que escreveu é muito bonito.

Era assim!
Eu habituada a andar em carreiras, nunca encontrei uma igual à nossa.

Agora os remédios são mandados vir da Barroca e vão-se buscar ao Clube.
A Camioneta da Carreira é necessária para se ir ao Médico, ao Banco e tratar de "outros assuntos" a Silvares e ao Fundão.

Bem haja pela lembrança do Sr Tomás.É um Senhor por quem eu nutria respeito e admiração ( sem o conhecer bem) penso que sempre esteve do lado da "malta nova" e a incentivava a pôr em prática os projectos em que a malta se metia.

Do que escreveu,vou fazer um post.