domingo, 13 de agosto de 2006

Mais um pouco de história...

ENTREVISTA, realizada em 1997, por Paulo Coelho, e a integrar na folha informativa do CNE

NOME: António Covita Barata

FUNÇÃO: Presidente da Assembleia Geral do Clube R.O.Estrela da Serra

P: Como surgiu a ideia de criar um centro de convívio? E qual o seu mentor?
R: S. Jorge da Beira, Cebola na altura (anos 30) era uma aldeia que se caracterizava por um grande atraso cultural e social. Valorizava-se mais o «copo de vinho» que o convívio salutar e instrutivo.
Havia a necessidade de se criar um centro de convívio , para que as pessoas evoluíssem e não atrasassem.
Por iniciativa do professor José Esteves Rei , junto com José Augusto Pereira , padre Ricardo Coelho , Alexandre Freire Batista e Abílio Nunes Pacheco criou-se o centro de convívio , para que as pessoas se desenvolvessem e alargassem os seus horizontes.

P: Quais as principais dificuldades com que se debateram estes fundadores ?
R: A principal dificuldade na sua criação foi, sem dúvida, o entrave constituído pelos ideais fascistas que o Estado-Novo Salazarista defendia, não esquecendo a mentalidade pouco aberta das residentes em Cebola.

P: Relate-nos um pouco da história do Clube.
R: Inicialmente o Clube começou numa loja, passando para a loja de António Baptista e, mais tarde, a família de Alexandre Freire Baptista cedeu o terreno para a criação do actual Clube. No princípio, o Clube era constituido por um palco e uma parte destinada ao convívio. Nos anos 70, com a construção de um palco no salão e devido à necessidade de se criar um centro de Assistência, retirou-se o do Clube. Assim, o espaço ficou dividido em 3 partes: 2/3 para uma sala de consultas e esperas, 1/3 para o Clube Recreativo, sendo este espaço ainda dividido com o Clube Desportivo Estrela da Serra. Depois, seguiu-se a precisão de se dar um segundo andar para o Centro de Assistência. Deste modo, alargou-se o Clube Recreativo, mantendo-se igual até aos dias de hoje.

P: Na sua opinião, o que deveria mudar no clube?
R: Eu penso que se devia proceder à criação de um espaço isolado do barulho e também se verifica a necessidade de se criar um teatro.