domingo, 7 de outubro de 2007

CAPÍTULO II Origem do nome

(...)
"Terreno pedregoso, como ordinariamente todos os contrafortes da Estrela, era muito ingrato para a cultura de qualquer semente ou cereal. No entanto, o povo de Cebola, vendo a pequenez dos seus campos e a pobreza das suas terras, com muito trabalho e esforço aproveitava todas as dobras das vertentes das serras que a circudam, para aí, onde corresse um veiozinho de água, erguer um muro, rasgar a rocha e fazer um pequeno chão que desse batata, milho e pasto.
Por isso os três pequeninos vales, feitos pela serra onde hoje são as Minas - Madorrada, Vale Torto e Panasqueira - estavam aproveitados e divididos em diversos leirões, guardados por algumas árvores de fruto e altos e ramalhudos castanheiros.
Foi neste último - Panasqueira - que se iniciaram os trabalhos de exploração de minério e que se fez a primeira lavaria, aproveitando a água de duas fontes que nesse tempo regavam bons lameiros que havia, e que ainda hoje alimentam os tanques dos motores que já há muitos anos ali foram montados.
Talvez devido à muita abundância da erva - Panasco - (planta umbelífera que nasce nos terrenos onde se semeou centeio) desde tempos muito longínquos esta pequena propriedade era chamada Panasqueira.
( Já Leite de Vasconcelos e outros filólogos notaram que a palavra Panasqueira vem e deriva de Panasco).
Quando, pois, se iniciaram os trabalhos de procura do volfrâmio, o povo começou imediatamente a chamar à mina principiante - Minas da Panasqueira."
(...)
As Minas da Panasqueira
Vida e História
Ano de 1945, Leal,PeManuel Vaz

1 comentário:

Anónimo disse...

Exp